Notícias

HomeNotíciasAgronegócio em nossa Região

Agronegócio em nossa Região

Itapeva e Região. Uma das maiores produtoras agrícolas do estado de São Paulo.

No Brasil, a Agricultura é uma das principais bases da economia. Desde os primórdios da colonização a atividade do setor é uma das mais importantes na produção de alimentos, além de ser geradora de riquezas. Hoje, na região Sul e Sudeste, a mecanização da produção com uso de alta tecnologia e procedimentos intensivos têm sido predominantes na realização da atividade. Ao falar da agronomia na nossa região, devemos citar a importância das agroindústrias que, além de gerar empregos e riqueza, movimenta a economia de forma direta e indireta e produz alimentos para consumo, exportação, energia e combustível. A área agrícola vive em constante crescimento no município de Itapeva. Estima-se que, no PIB agrícola, a cidade esteja em primeiro lugar no estado com a maior área agricultável, sendo o maior produtor de safra de soja, com 80.000 hectares; trigo com 25.000 e feijão com 20.000, além de estar em segundo lugar com a safra de milho, contendo 30.000 hectares e tomate envarado, com 1.000. Esse resultado já era esperado e a expectativa é fortalecer o setor ainda mais. Além do crescimento agrícola em Itapeva, municípios vizinhos como Itararé, Itaberá, Buri e Taquarivaí também possuem área agrícola em expansão com as lavouras de soja, milho, trigo e feijão, bem como Ribeirão Branco, Apiaí e Guapiara com plantios de tomate, berinjela, couve-flor, brócolis e outros. Lembrando que algumas dessas safras também possuem o título de maior do estado.

O plantio de pinos e eucalipto, para corte e extração da goma resina também é um campo muito forte na nossa região nos permitindo ser, também, o maior do estado com uma área explorada de 18.000 hectares de eucalipto e 15.000 de pinos. O aumento do valor da resina acarretará no aumento da área de plantio de pinos.

A região de Itapeva e Guapiara possui o melhor calcário do Brasil sendo explorado pelas empresas Minercal, Cal Itaú e outras. Com todo o desenvolvimento da agroindústria, várias cooperativas estão dispostas a ajudar o pequeno e médio produtor, seja na venda de seu produto, promovendo o armazenamento, secagem e destino dessas lavouras, seja na melhoria da plantação. Embora todos os dados acima fossem esperados, a grande novidade é que o cultivo não ficou restrito aos grandes produtores. O cooperativismo se apresenta como uma opção de correlação entre as definições dos capitais humanos, social e empresarial, fatores fundamentais para a promoção do desenvolvimento sustentável regional e local, possibilitando a competição diante de um mercado global, além de se tornar uma alternativa viável, uma vez que beneficiam o pequeno agricultor ajudando-o a escoar sua produção e também garantindo a compra de insumos, matéria-prima e suprimentos a preços atrativos. As cooperativas rurais adquirem insumos como fertilizantes, sementes e maquinário variado em maior escala, o que permite a compra a preços mais acessíveis e que são repassados aos seus associados.

O agronegócio é o setor que mais emprega a nível nacional, estadual e municipal, evitando assim o êxodo rural e diminuindo o desemprego, tanto no campo como na cidade. A troca de experiência entre os associados e a criação de uma rede de negócios interna são outras vantagens das cooperativas rurais, que permite a parceria entre produtores e criadores de diferentes áreas.

A nossa região conta com aproximadamente 120 associações e cooperativas do agronegócio.

Maiores da região são: Cooperativa Holambra – Taquarivaí, Parapanema e Avaré (Algodão, cereais e sementes); Capal – Taquarivaí, Taquarituba e Itararé (sementes e ração); Castrolanda – Itaberá, Itapetininga, Paranapanema, Castro e Ponta Grossa (Sementes, leite, produtos alimentícios).

* Existem varias outras cooperativas e associações na região de itapeva, que não foram mencionadas, mas muito importantes para o agronegócio.

Fonte: CATI – Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Eng. Agrônomo Vandir Daniel da Silva)