Parceria com Secretaria de Agricultura é firmada em plenária

HomeAções do CREAParceria com Secretaria de Agricultura é firmada em plenária

Parceria com Secretaria de Agricultura é firmada em plenária

Parceria com Secretaria de Agricultura é firmada em plenária

A Sessão Plenária 2.110 foi palco para a assinatura de mais uma parceria do Crea-SP. Excepcionalmente realizada no Centro de Convenções Rebouças, nesta quinta-feira (23/05), na pauta do dia esteve a formalização de um termo de cooperação com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, para apoio técnico na viabilização do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

O PRA é uma responsabilidade da Secretaria no que diz respeito à regularização de imóveis rurais, conforme estabelece a Lei Federal 12.651/2012, definindo uma base regulatória de análise e validação de Cadastros Ambientais Rurais (CARs) e de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRADAs). O papel do Conselho, neste cenário, é contribuir com a capacitação de profissionais habilitados para a emissão acompanhada desses instrumentos legais.

O efeito do esforço conjunto estima avanços na cadeia produtiva e em responsabilidade ambiental por todo o estado de São Paulo. Isso porque a legislação exige o cumprimento de regras específicas de reflorestamento e/ou manutenção de vegetação nativa em compensação ao uso dos recursos naturais em zona rural, com a recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais (RL).

“Temos um corpo técnico de profissionais registrados com capacidade de oferecer os melhores serviços à sociedade, isso também no campo. O que tratamos aqui terá reflexo na produção do agronegócio e na proteção do meio ambiente”, comentou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey.

“Falamos da participação ativa de agrônomos no suporte aos produtores”, afirmou o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, que destacou ainda os números recordes do agronegócio paulista, responsável por quase metade da balança comercial do estado. “Cerca de 80% dos produtores são de pequenas e médias propriedades. Levaremos dignidade, renda e valorização para essa parcela”, defendeu Piai.

A colaboração, que vinha sendo estudada desde o ano passado, foi celebrada também pelo presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, que participou remotamente. “A administração pública compartilhada para assuntos que são de interesse da sociedade só tem a crescer com relação aos resultados”, disse Marchese.

Emoção e homenagem no plenário

O clima da sessão, que tem seus ritos tão tradicionais entre votação de processos administrativos e manifestações de conselheiros, se tornou leve com os 90 estudantes e recém-formados que estiveram, ao longo da semana, no ‘Por dentro do Crea-SP’, o programa de Estágio Visita do Conselho. Os olhos curiosos e as falas baixas de compartilhamento de dúvidas e observações sobre a condução dos trabalhos pararam completamente por alguns minutos enquanto Verônica Fiorin Arruda, aluna do 7º período do curso de Engenharia Aeronáutica e Espacial da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), falava, diante de todos, do sentimento de estar no maior Conselho de fiscalização profissional da América Latina, a quase 3 mil quilômetros de casa.

Verônica deixou Belém, no Pará, rumo a São Paulo para estudar. A decisão permitiu que ela não só ingressasse na faculdade, como também abriu portas para uma carreira que está apenas começando, mas já trilha um caminho de sucesso. “Acredito que todos que estão aqui são muito dedicados e têm grande potencial de futuro. Sou só uma entre tantos, já fiz estágio voluntário no ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica], fui estagiária na ANAC [Agência Nacional de Aviação Civil] e agora sou estagiária na Embraer. Foi tudo muito difícil, passei muito tempo estudando para isso”, relatou.

Para ela, uma frase que resume bem as vivências do Estágio Visita, permeia toda a formação acadêmica e deve ser levada nas carreiras profissionais é: “Inteligência e sabedoria são fundamentais, mas colaboratividade e empatia são o futuro”.

A emoção também fez parte de outro momento importante, com uma manifestação do conselheiro Eng. Alexandre Romão, membro da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) e presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba (AEAI). Ele passou o nome e a vocação para Engenharia Civil como um legado na família, com Alexandre Romão Filho, que, inspirado no pai, ingressou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) para também seguir na modalidade.

“É uma satisfação muito grande ver, 16 anos depois que eu me formei, o meu filho entrar para a mesma faculdade e, agora, com uma oportunidade que eu não tive, de conhecer o Crea-SP antes de se tornar engenheiro”, contou Romão. “Desde criança frequento os lugares que meu pai vai, cresci neste meio, e passei a entender a importância da nossa profissão”, acrescentou Romão Filho.

Na semana em que o Conselho completou 90 anos de existência e atuação em prol da área tecnológica, o assunto não poderia deixar de ser mencionado. “É um momento muito feliz, com o Estágio Visita, o aniversário da autarquia. Sem os conselheiros, os colaboradores e os futuros profissionais, o Crea-SP não existiria”, pontuou a presidente Lígia.

Outra instituição que comemorou aniversário foi a Associação Regional dos Engenheiros de Itapeva (ARESPI), com o recebimento de uma placa de reconhecimento aos serviços prestados nos 40 anos desde sua fundação. “Me tornei sócio quando a associação tinha um ano. É muito emocionante ver tudo o que aconteceu desde então. Sem o Crea-SP, não chegaríamos até aqui”, declarou o presidente da entidade de classe, Eng. Luiz Waldemar Mattos Gehring.