Notícias

HomeNotíciasEdital de Chamamento Público da Secretaria de Educação de São Paulo

Edital de Chamamento Público da Secretaria de Educação de São Paulo

Edital de Chamamento Público da Secretaria de Educação de São Paulo

Por solicitação do Crea-SP, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo publicou no Diário Oficial da Cidade de hoje (25), retificação do Edital de Chamamento Público nº 04/SME/COAD/DIOB/2020 que trata de serviços de avaliação de imóveis para instalação de creches, escolas infantis e outras unidades educacionais. Com a retificação, apenas engenheiros e arquitetos serão selecionados para tais serviços

O engenheiro Joni Matos Incheglu, diretor administrativo do Crea-SP, explica que, assim que o Conselho tomou conhecimento do Edital, foi apresentada uma notificação à Secretaria, com prazo estabelecido para a mudança no edital. “Mostramos que os corretores de imóveis, que antes estavam elencados no edital, não podem efetuar os serviços descritos no edital, somente engenheiros e arquitetos são profissionais habilitados para tal”.

Matos ressalta que os serviços incluem avaliação de estruturas físicas dos imóveis, de inserção no código de obras do município e de valores de mercados, entre outros. “Agindo dessa forma, garantimos segurança à sociedade, pois os serviços serão executados por profissionais habilitados, que podem, realmente, avaliar os riscos, se existentes, em cada um dos locais determinados. Esse é o papel do Crea-SP”.

Reunião com a Secretaria
Na última terça-feira, dia 21, uma equipe do Crea-SP se reuniu com representantes da Secretaria da Educação. “Apresentamos a jurisprudência que confirmava nossa posição. Deixamos evidente que serviços que precisam de aplicação de normas técnicas só podem ser efetuados por engenheiros e arquitetos. Recebemos uma sinalização positiva da Secretaria, que culminou com a retificação do edital”.

Além de Matos, participaram da reunião, representando o Crea-SP,  a engenheira Maria Edith dos Santos, superintendente de Fiscalização; Holmes Naspolini, superintendente Jurídico; a engenheira Cláudia Aparecida Ferreira Sornas Campos, coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil; Maurício Pinterich, assessor do Gabinete da Presidência, e a engenheira Fabiana Albano, conselheira e diretora do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia – Ibape. A vice-presidente no exercício da presidência do Crea-SP, engenheira Lenita Secco Brandão, também participou de todo o processo.

Na avaliação da coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-SP, essa ação do Conselho representa mais uma forma de valorização da Engenharia. “Nós somos os profissionais detentores do direito e conhecimento para execução desses serviços. Apenas quem tem fundamentação técnica, obtida por meio de estudo a respeito de funcionalidades dos imóveis, solidez das estruturas e segurança, por exemplo, pode assumir tais tarefas. Além do mais, é imprescindível que o profissional busque constantemente o aperfeiçoamento”, conclui Cláudia.

Acesse o link e leia o texto na íntegra no Diário Oficial da Cidade. https://bit.ly/3eXjIa5

Fonte: CREA-SP